quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O maior medo dos astronautas: sair flutuando pelo espaço

Filme 'Gravity' retrata a situação; para astronauta canadese Chris Hadfield, esse é o maior temor - seguido por defeitos mecânicos e doenças


(Galileu) Gravity, filme que estreou nos EUA na última semana, retrata Sandra Bullock como uma astronauta que está em uma missão fora da aeronave e se vê sozinha no espaço sideral com suprimento limitado de oxigênio depois que o equipamento é quase destruído por um asteróide. O longa despertou discussões sobre os perigos que astronautas enfrentam a darem o passo a frente e embarcarem em uma jornada espacial.

Chris Hadfield, astronauta canadense que tem página no Facebook e canal do YouTube com cenas direto do ônibus espacial, enumerou quais são os principais medos e preocupações deles no espaço em seu livro "An Astronaut's Guide to Life on Earth", sem versão no Brasil. E a lista é encabeçada por "evitar sair flutuando pelo espaço" - a situação retratada no filme.

Depois disso, vem evitar defeitos mecânicos durante o lançamento, foto na aeronave, um astronauta adoecer gravemente ou morrer em órbita, perda de comunicação com a base terrestre, a ocorrência de um evento grave no planeta Terra enquanto ele estiver no espaço e pegar fogo ao retornar à atmosfera.

No mesmo livro, Hadfielf desfaz nossa imagem da leveza que é se locomover em um ambiente de gravidade zero. Aquele ballet da ausência de gravidade, diz ele, exige tanto esforço quanto escalar uma montanha e fazer uma musulação enquanto consera um motor usando uma roupa pesada e enorme. "Virar uma chave para afroxar um parafuso pode ser como tentar trocar um pneu usando patins de gelo e luvas de goleiro", descreve ele.

Apesar de nunca ter visto nenhum UFO, Hadfield acha que não estamos sozinhos porque isso seria "matematicamente improvável, dado o tamanho do universo", e não há água corrente na estação espacial (eles reciclam a própria urina e suor, que de acordo com eles fazem com que a água fique mais limpa do que a que a gente tira da torneira), não podem cuspir a pasta de dente quando escovam os dentes e precisam engolir a espuma e tomam banho usando lencinhos umedecidos (mas tudo bem, porque no espaço ninguém fica fedido, aparentemente porque a pele nunca entra em contato com a roupa).

Ah, e é necessário fazer xixi em um funil. Se você ficou curioso pra saber mais detalhes do dia-a-dia esquisito da vida em órbita, pode conferir nossa lista de 13 coisas incríveis para fazer no espaço.
----
E mais:
5 razões pelas quais a vida no espaço é mais difícil do que você pensa (Hypescience)
.
Los errores de la película «Gravity»: el pelo de Bullock no flota y otras cosas que no pasan en gravedad cero (ABC - em espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário