quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Irã anuncia que lançará novo satélite ao espaço

(Efe/Terra) O Irã lançará ao espaço um novo satélite chamado Tadbir, anunciou nesta terça-feira o chefe da Organização Espacial iraniana, Akbar Torkan, em declarações divulgadas pela agência local de notícias iraniana "Mehr".

Segundo Torkan, Tadbir, que será lançado ao espaço dentro de um mês, "tem novas capacidades no campo de tecnologia espacial e pertence a uma nova geração dos satélites especiais", por isso que elevou um degrau em nível da tecnologia do país.

O chefe da Organização Espacial iraniana também reiterou que dentro de dez anos, o Irã deve enviar um astronauta ao espaço, para o qual já está fazendo as provas necessárias com seres humanos.

Em 28 de janeiro, o Irã lançou ao espaço um foguete denominado Pishgam com um macaco a bordo, que segundo meios de comunicação oficiais alcançou uma altura de 120 quilômetros dentro de uma missão que supôs "um êxito", já que foi enviado ao espaço um ser vivo com uma fisiologia parecida à humana e este sobreviveu ao experimento.

O desenvolvimento dos foguetes espaciais, que utilizam a mesma tecnologia que os mísseis balísticos de longo alcance, causa preocupação entre os países ocidentais, especialmente nos EUA e Israel, que acusam Teerã de trabalhar em segredo em um programa militar de mísseis e em outro nuclear.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário