sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Astronauta usa fio de cabelo para se movimentar no espaço

Em vídeo, astronauta da Estação Espacial Internacional mostrou como é necessário pouco esforço para se movimentar em um ambiente de gravidade zero

(Exame) Durante as gravações do filme “Gravidade”, a atriz Sandra Bullock, que faz o papel da Dra. Ryan Stone, ficou impressionada com os efeitos da gravidade zero no espaço. Em um vídeo gravado pela NASA, a atriz conversou com a astronauta Cady Coleman sobre o assunto.

Sandra se mostrou especialmente chocada com uma informação: o fato de que, em um ambiente de gravidade zero, até mesmo um fio de cabelo é o suficiente para dar a uma pessoa a força necessária para se movimentar.

Cady, que não vai ao espaço desde 2011, repassou o espanto da atriz para sua colega, a também astronauta Karen Nyberg, que está em missão na EEI. Com os recursos em mãos, uma vasta cabeleira e ambiente de zero gravidade, ela resolveu conduzir o experimento.

No vídeo, Karen retira um fio de cabelo da cabeça e o segura, ponta a ponta, com as duas mãos. Em seguida, o coloca contra um corrimão da EEI e o pressiona. Pelo vídeo, é possível perceber que a astronauta não aplica nenhum tipo de força muito intensa. Ainda sim, é “jogada” para longe.

Confira o vídeo, em inglês e sem legenda, que mostra o experimento de Karen a bordo da EEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário