quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Debaixo d'água, astronautas simulam condições de missão na Lua

Agência Espacial Europeia faz treinamento inspirado na Apollo 11


(Terra) Simulando a missão que em 1969 levou pela primeira vez o homem à Lua, a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) está treinando astronautas em condições que lembram as encontradas no satélite da Terra. Debaixo d'água, Jean-François Clervoy e seu instrutor Hervé Stevenin testam alguns dos obstáculos enfrentados pelos membros da Apollo 11 há 44 anos.

A missão Apollo 11 Under The Sea tenta simular as condições que Neil Armstrong e Buzz Aldrin encontraram ao pisar em solo lunar pela primeira vez. De acordo com a ESA, treinar astronautas dessa maneira - submersos - é uma maneira eficaz de adaptar os profissionais ao trabalho na gravidade menor que a do nosso planeta por períodos prolongados.

O treinamento, realizado na semana passada, contou com a participação de especialistas franceses para adequar a experiência à gravidade da Lua, seis vezes menor que na Terra. Os primeiros testes foram realizados em uma piscina da empresa Comex em Marselha, na França, e duas simulações posteriores replicaram as condições lunares no Mar Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário