segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cargueiro privado se acopla à Estação Espacial Internacional

(Efe/Terra) A cápsula Cygnus se tornou neste domingo o segundo cargueiro desenvolvido por uma empresa privada que leva provisões à Estação Espacial Internacional (ISS), ao acoplar-se com sucesso à plataforma, informou a Nasa (agência espacial americana).

Após uma semana de atraso, a sonda criada pela empresa Orbital Science chegou à ISS, onde a tripulação conseguiu acoplá-la ao módulo Harmony do laboratório espacial por meio de um braço robótico. A tripulação abrirá na tarde de segunda-feira a escotilha para começar a descarregar os cerca de 590 quilos de provisões transportadas pelo Cygnus, que incluem alimentos e roupas.

A Orbital Science se transforma assim na segunda companhia privada que completa uma missão de transporte de carga à ISS, depois da empresa californiana SpaceX, que há um ano envia provisões com sua cápsula Dragon.

Ao contrário da Dragon, projetada para voltar à Terra após completar sua missão, o Cygnus está programado para desintegrar-se logo após ser desacoplado da ISS, algo previsto para o final de outubro.

A cápsula espacial decolou no dia 18 de setembro da Virgínia (EUA) e sua chegada estava prevista inicialmente para o domingo passado, mas foi atrasada devido a um falha de software antes que se iniciassem as manobras de aproximação.
----
Matérias similares na Exame e UOL
----
E mais:
Corrida espacial comercial esquenta com a chegada da cápsula Cygnus à ISS (Canaltech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário