segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Robô japonês 'falante' vai ao espaço em missão histórica

Kirobo é um teste de como máquinas podem ajudar astronautas. Ele foi lançado do Japão para a Estação Espacial Internacional.


(Reuters/G1) Kirobo, um pequeno robô com botas vermelhas e o corpo preto e branco, foi lançado do Japão para a Estação Espacial Internacional para testar como as máquinas podem ajudar os astronautas com seu trabalho.

O robô de língua japonesa, equipado com tecnologia de voz e de reconhecimento facial, foi embalado juntamente com toneladas de suprimentos e equipamentos para a tripulação da base de pesquisa orbital.

Lançado do Centro Espacial Tanegashima, no sudoeste do Japão, neste domingo (4), a aeronava vai chegar ao posto na sexta-feira (9), segundo o site da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão.

Em uma recente demonstração, Kirobo disse que "ter esperança de criar um futuro onde os seres humanos e robôs vivam bem juntos".
Como ele será responsável pelas primeiras conversas entre robôs e humanos no espaço, o principal interlocutor de Kirobo será o astronauta japonês Koichi Wakata, que deve decolar para a estação espacial com outros seis membros da tripulação em novembro.

Wakata deverá assumir o comando do complexo, um projeto de 100 bilhões de 15 nações, em março próximo.

O robô Kirobo — desenvolvido em conjunto pela Universidade de Tóquio, a Toyota Motor Corp e a Dentsu Inc — vai ficar no espaço até o final de 2014. Com 34 centímetros de altura e pesando cerca de 1 quilo, Kirobo é projetado para navegar em gravidade zero.
----
Matérias similares no iGInovação TecnológicaMensageiro Sideral - FolhaCanaltechVeja e DN - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário