sexta-feira, 30 de agosto de 2013

NASA testa foguete que decola e pousa de volta

Foguetes de decolam e pousam
(Inovação Tecnológica) As futuras naves espaciais da NASA poderão ser impulsionadas por zumbis, ou melhor, por "xumbis".

O nome de batismo deste novo foguete é Xombie, uma derivação do inglês zombie.

Esta categoria de foguetes é conhecida como VTVL (vertical take-off, vertical landing), pela sua capacidade de decolar, manobrar e pousar verticalmente.

Apesar de serem promissores e apresentarem várias vantagens, os foguetes que decolam e conseguem pousar de volta não têm sido muito utilizados na exploração espacial.

Na realidade, eles só foram usados uma única vez.

O módulo de pouso da Apolo, que levou os astronautas da órbita para a superfície da Lua, e de lá de volta para o espaço, foi o único VTVL usado em uma missão da NASA.

Algoritmos de correção de curso
Outros foguetes VTVL foram desenvolvidos e testados na Terra, mas seus algoritmos de orientação datam da era Apolo.

Por isso a NASA está usando o foguete Xombie, desenvolvido pela Masten Space Systems, para testar novos algoritmos, que devem reduzir o consumo de combustível e permitir missões para uma maior variedade de destinos.

O último teste do foguete simulou uma correção de curso de voo durante um pouso em Marte.

Os algoritmos do foguete foram capazes de desviá-lo de um ponto de pouso incorreto - tentar descer sobre uma pedra, por exemplo - e fazê-lo pousar com segurança.

O Xombie não é o único foguete VTVL subindo e descendo para testar o conceito.

A SpaceX continua a testar seu Grasshopper, que alcançou até agora uma altitude de 325 metros e também já demonstrou suas habilidades de correção de curso.
----
Matéria com vídeo aqui
----
E mais:
Vídeo: confira o impressionante foguete Grasshopper em ação (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário