quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Laboratório desenvolverá sistemas para satélites e foguetes

Estrutura resulta da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Instituto de Aeronáutica e Espaço

(JC) O desenvolvimento de sistemas de controle de atitude e órbita ganha impulso com a instalação do Laboratório de Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (LabSIA), em São José dos Campos (SP). Esses sistemas são usados na estabilização de satélites em órbita e na orientação da trajetória de foguetes no espaço.

A nova estrutura resulta da parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), e foi inaugurada na sexta-feira (26) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

O laboratório é ligado ao projeto Sistemas Inerciais para Aplicação Aeroespacial (SIA), que conta ainda com o Laboratório de Bobinagem e Integração de giros a fibra ótica. O evento foi realizado no Inpe, de onde o ministro e os outros participantes seguiram para o IAE, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde está instalado o LabSIA.

Segundo o diretor do IAE, brigadeiro Carlos Antônio Kasemodel, além da importância estratégica para o desenvolvimento de sistemas inerciais, o projeto estreita os laços de cooperação entre as duas instituições.

O LabSIA é composto de dois pavimentos. Reúne computadores para simulação, placas de aquisição e geração de sinais, interfaces de comunicação padronizadas e compatíveis para satélites, sistemas para operação em tempo real e computador de emulação do computador de bordo, além de toda a infraestrutura necessária para configurar e operar o sistema. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário