quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Astronautas russos começam caminhada espacial

(EFE/Yahoo)Os cosmonautas russos Aleksandr Misurkin e Fiodor Yurchikhin, dois dos seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), começaram nesta quinta-feira uma caminhada espacial com duração prevista de quase seis horas, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

Misurkin e Yurchikhin foram ao espaço através do módulo Pirs, disse um porta-voz do CCVE, citado pela agência "Interfax".

O plano de trabalho dos dois cosmonautas inclui a desmontagem dos equipamentos científicos instalados na superfície do módulo russo Zvezda.

No mesmo lugar, montarão a plataforma de trabalho Yakor (âncora, em russo), que fixa os pés dos cosmonautas e deixa suas mãos livres para trabalhar.

Além disso, Misurkin e Yurchikhin tomarão quatro mostras da superfície do módulo Poisk, que posteriormente, em terra, serão submetidas a estudos microbiológicos.

O objetivo das pesquisas é detectar a presença de microorganismos capazes de corroer o material da superfície externa da ISS.
Essa é a oitava viagem ao espaço da carreira de Yurchikhin, e a terceira de seu colega de trabalho.

A caminhada espacial é supervisionada do interior da plataforma pelos outros quatro tripulantes: o russo Pavel Vinogradov, os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano.

A ISS é um projeto em que participam 16 países e tem custo estimado de US$ 100 bilhões.
----
Matérias similares no TerraExame e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário