quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Astronauta narra sua caminhada espacial

Astronauta italiano narrou sua aterradora experiência quando teve de interromper sua caminhada espacial por causa da presença de água no capacete


(AFP/Exame) O astronauta italiano Luca Parmitano, que se encontra em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS), narrou nesta quarta-feira em seu blog sua aterradora experiência quando teve de interromper sua caminhada espacial por causa da inexplicável presença de água no capacete.

O incidente aconteceu em meados de julho, meia hora depois de ter iniciado sua segunda caminhada espacial.

"A sensação inesperada de ter água na nuca me surpreendeu, principalmente porque me encontrava num lugar onde preferia não ter surpresas", contou Parmitano, de 36 anos, comandante da Força Aérea italiana, que descreveu os detalhes da experiência inédita.

"Senti de cara que a temperatura do líquido era muito fria, e achei que podia ser suor", narrou. "Mas a água chegou a cobrir meu nariz, uma sensação realmente espantosa, que agravei ao tentar tirar a água sacudindo a cabeça".

"A parte superior do capacete estava cheia de água e não sabia se na próxima vez que respirasse iria encher meus pulmões de ar e não de líquido", confessou.

Parmitano conseguiu por fim comunicar-se com seu companheiro de caminhada, o americano Christopher Cassidy, e com a base de Houston, que ordenou que voltasse à estação.
----
Matérias similares na VejaYahooTerraUOL e iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário