segunda-feira, 15 de julho de 2013

Nasa conclui testes de componente de foguetes feito com impressora 3D

Tempo de fabricação da peça caiu de mais de um ano para quatro meses. Segundo a agência espacial, o custo foi reduzido em 70%.



(G1) A Agência Espacial americana (Nasa) concluiu os testes do injetor de um motor de foguete feito com o auxílio de uma impressora 3D, segundo informou nesta quinta-feira (11). O projeto foi conduzido em conjunto com a fabricante de foguetes e propulsores Aerojet Rocketdyne.

Os testes foram conduzidos em um centro da Nasa, em Cleveland. Segundo a agência, a tecnologia irá levar à construção de motores de foguete que poupem às companhias tempo e dinheiro.

Fabricado pelos tradicionais processos, esse tipo de injetor levaria mais de um ano para ser feito. Mas com processo de impressão 3D, é possível produzi-lo em menos de quatro meses, com uma redução de 70% do custo, afirma a Nasa.

“A Nasa reconhece que na Terra e potencialmente no espaço, a fabricação aditiva [impressão em 3D] pode ser a mudança no jogo para o surgimento de novas missões, redução significantiva do tempo de produção e os custos ao ‘imprimir’ ferramentas, componentes do motor e mesmo uma inteira espaçonave”, disse Michael Gazarik, administrador associado da Nasa para tecnologias espaciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário