sexta-feira, 7 de junho de 2013

Foguete Ariane 5 é lançado com carga recorde rumo à ISS

Foguete leva ao espaço módulo de carga Albert Einstein, de 20,2 toneladas. Os seis astronautas a bordo da estação também receberão suprimentos.




(France Presse/G1) O foguete Ariane 5 decolou às 18h52 (horário de Brasília) de quarta-feira (5) da base de Kourou, na Guiana Francesa, com uma carga recorde destinada à Estação Espacial Internacional (ISS).
Essa versão de maior capacidade do Ariane leva ao espaço o módulo de carga ATV-4 (Automated Transfer Vehicle) Albert Einstein, de 20,2 toneladas, e mais 6,6 toneladas que incluem comida, 565 litros de água potável, 860 kg de combustível, 100 kg de oxigênio e 2,6 toneladas de materiais diversos (como roupas e ferramentas), encomendas e correspondências dos familiares dos seis astronautas a bordo da ISS.

A estação orbita a 400 km de altitude da Terra e está habitada de forma ininterrupta desde 2000. Seus atuais ocupantes são os russos Pavel Vinogradov, Alexander Missurkine e Fedor Iurchijin, os americanos Chris Cassidy e Karen Nyberg, e o italiano Luca Parmitano, que pediu lasanha, risoto e berinjela – itens incluídos na carga do Ariane, mas desidratados e sem sal.

A partir de agora, o ATV navegará de maneira autônoma, em órbita de 260 km de altitude, a uma velocidade de 7,6 km por segundo.

Na Terra, o ATV é acompanhado de forma permanente pelas equipes da Agência Espacial Europeia (ESA) e pelo Centro Nacional de Estudos Espaciais (Cnes), do centro de controle em Toulouse, na França.

O cargueiro, construído pela empresa EADS Astrium, é um cilindro de 10 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, que abrirá seus paneis solares para navegar de forma autônoma à ISS.

O encontro com a estação espacial está previsto para acontecer no dia 15 de junho. Nos últimos 250 metros, o cargueiro será guiado por um sistema automático. Apesar de seu tamanho impressionante, a aeronave deve manobrar e se acoplar ao módulo russo Zvezda em três horas e meia, com uma precisão de 6 cm.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário