sexta-feira, 28 de junho de 2013

Empresa quer lançar moeda para ser usada em viagens espaciais

PayPal diz que turismo intergaláctico vai trazer necessidade de moeda. Exploração espacial e ideia de comercializar estão próximas, diz organizador.


(Frace Presse/G1) O serviço de pagamentos online PayPal estuda criar uma moeda intergaláctica para ser usada, no futuro, por viajantes espaciais. Por isso, a empresa lançou uma iniciativa com esta finalidade. "Este é o momento de planejar o futuro (...), nossa visão terrena deve ser incorporada ao espaço", afirmou na quarta-feira o presidente da companhia, David Marcus.

A proposta do PayPal Galactic será apresentada oficialmente nesta quinta-feira (27) no Instituto SETI de Mountain View, na região central da Califórnia, nos EUA, com a participação do astrônomo americano Jill Tarter, especializado na busca por vida extraterrestre, e o ex-astronauta Buzz Aldrin.

Seu objetivo é reunir todas as partes que possam desempenhar um papel na comercialização do espaço e na projeção de um sistema financeiro intergaláctico.

Tanto na saga cinematográfica "Jornada nas Estrelas" quanto na série de TV "Battlestar Galactica", os personagens usam dinheiro, disse Anuh Najar, diretor de comunicações do PayPal. "Estamos no ponto em que tudo parece muito normal para os cientistas, os diferentes governos e todo mundo", acrescentou.

Os astronautas que moram na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) também precisam pagar suas contas, ainda que seja só de livros ou música digital, diz a agência France Presse. "Penso que se pudermos encontrar a forma de trabalhar no espaço, nós, vocês e eu também vamos querer ir", disse a astrônoma Jill Tarter, que inspirou a atriz, diretora e produtora americana Jodie Foster a fazer o filme "Contato" (1977).

O Paypal considera que as empresas SpaceX e a Virgin Galactic, que têm projetos de levar turistas até o espaço a bordo de naves espaciais, familiarizaram as pessoas com a ideia do turismo espacial. Quando os turistas deixarem a Terra, necessariamente eles precisarão de dinheiro, afirma o serviço.

Além disso, está em desenvolvimento o projeto de um hotel espacial que orbite ao redor da Terra. Lá, será preciso dar gorjetas e pagar por serviços diversos, segundo o PayPal. "Na medida em que começarmos a pensar em habitar outros planetas, será necessário levar em conta as realidades práticas da vida", disse Marcus.

O serviço PayPal foi criada há 15 anos com o objetivo de se tornar uma moeda global, explicou Colina Ferguson, que faz parte dos organizadores do projeto. "No começo, riem e acham que é uma loucura", disse Ferguson. "Mas a exploração espacial e a ideia de comercializá-la estão muito mais próximas do que se pensa", acrescentou.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário