sexta-feira, 14 de junho de 2013

Centro de Alcântara realiza novo lançamento de foguete

Objetivo da missão é treinar o efetivo operacional e testar a infraestrutura de Alcântara

(JC) O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou nesta quinta-feira (13) o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) como parte da Operação Águia I/ 2013. O veículo atingiu 52.595 quilômetros e caiu a 82 quilômetros do ponto de impacto previsto no oceano.

O FTI faz parte do projeto Foguete de Treinamento (Fogtrein), cuja missão é treinar operacionalmente o efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos Centros de Lançamento de Alcântara e da Barreira do Inferno para lançamentos, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos. O último lançamento realizado no CLA foi em 23 de maio, durante a Operação Falcão I/2013.

Águia I
A operação Águia I/ 2013 tem como objetivo realizar o lançamento e o rastreio do FTI para o treinamento operacional do Centro de Lançamento e obter dados para qualificação e certificação do veículo.

A operação tem apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Primeiro Comando Aéreo Regional, da Segunda Força Aérea, da Capitania dos Portos do Maranhão, do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial , além da participação de equipes do primeiro esquadrão do oitavo grupo de Aviação e do terceiro esquadrão do sétimo grupo de aviação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário