terça-feira, 11 de junho de 2013

Astronauta celebridade no espaço e nas redes sociais vai se aposentar

Chris Hadfield vai parar de trabalhar em julho, após missão de cinco meses. Canadense fez fama ao postar fotos e gravar hit de David Bowie na ISS.



(France Presse/G1) O "astronauta pop" canadense Chris Hadfield anunciou na segunda-feira (10), em coletiva de imprensa na cidade de Longueuil, província de Québec, que vai se aposentar no dia 3 de julho. A decisão foi tomada após ele voltar, em maio, de uma missão de cinco meses no espaço, em que comoveu o mundo com seus relatos e fotos no Twitter e o primeiro videoclipe gravado a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), com o clássico de David Bowie "Space Oddity", de 1969.

"Foi uma aventura incrível', afirmou Hadfield, de 53 anos, ao comentar seus 35 anos de serviço como piloto de combate durante a Guerra Fria e astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês).
A última missão dele na ISS foi "uma espécie de ápice de toda a minha carreira desde que era um menininho sonhador de 9 anos que pensava em voar ao espaço", disse. E acrescentou: "Para mim é hora de fazer outra coisa".

"Em um mês, me aposentarei da Agência Espacial Canadense e só me dedicarei a assuntos privados", disse Hadfield na coletiva.

O astronauta voltou à Terra no dia 14 de maio, ao lado do astronauta americano Tom Marshburn e do cosmonauta russo Roman Romanenko.

Do espaço, Hadfield cativou a imaginação do público com atualizações regulares no Twitter que davam uma visão sem precedentes do cotidiano no espaço, além de permitir que seus seguidores vissem imagens espetaculares tiradas da ISS.

Com tweets enviados de um perfil com referências à série Jornada nas Estrelas, o astronauta publicou fotos incríveis da Terra vista do espaço e comentários interessantes sobre aspectos corriqueiros como comida, banho e higienização das mãos a bordo da estação.

Hadfield e sua equipe também deram a primeira entrevista coletiva ao vivo do espaço e fizeram um número recorde de experiências científicas.

O astronauta midiático usou o poder das redes sociais com mais eficácia que qualquer outro na história dos voos espaciais tripulados, e se tornou, sem dúvida, o mais conhecido desde a época de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, os primeiros homens a pisar na Lua.

Num momento em que alguns cientistas questionam a necessidade de voos espaciais tripulados à ISS e em meio a pressões orçamentárias constantes, Hadfield serviu de inspiração para muitas pessoas.

O astronauta poliglota – ele fala inglês, francês e russo – disse que ainda está se readaptando à gravidade desde que retornou à Terra. Seu coração encolheu e ele perdeu massa óssea, mas garantiu que deverá estar "quase de volta à normalidade no início de setembro".
----
Matérias similares no Terra e UOL
----
E mais:
Astronauta "pop" se aposentará: veja as mais incríveis imagens (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário