quarta-feira, 15 de maio de 2013

Órbita geoestacionária



(Info Escola) Uma Órbita geoestacionária é uma órbita circular referente à linha do equador do planeta Terra, que apresenta latitude zero com rotação paralela ao do nosso planeta. As órbitas geoestacionárias estão demarcadas a 36.000 quilômetros do equador, é muito utilizada para a circulação de satélites utilizados pelas empresas de telecomunicações.

Os satélites geoestacionários são muito utilizados para receberem e enviarem sinais de TV para todo o mundo.

O objetivo desse tipo de satélite é permanecer sobre a mesma região terrestre, mantendo a mesma posição aparente, para receber sinais de TV de um determinado país ou continente e transmiti-lo para outros satélites ou regiões com central receptora de dados e imagens. As centrais receptoras são compostas, principalmente, por antenas direcionadas para a mesma direção - por isso que as antenas de TV a cabo estão sempre apontadas para a mesma direção, não há necessidade de ficarem se movendo para acompanhar o satélite.

Esse tipo de satélite deve orbitar sempre a uma distância fixa de 35.786 quilômetros acima do nível do mar, independente do peso e do tamanho do satélite.Além de serem usados para as telecomunicações, são também empregados para a observação de regiões para fins estratégicos ou militares.

O satélite que não permanece sobre a mesma região não é geoestacionário, não podendo ser utilizado solitariamente para captação e transmissão de imagens.

Os geoestacionários possuem a capacidade de sincronização com a rotação da Terra, levam 24 horas para completar a volta de sua órbita completa, mantendo a altitude padrão em relação à linha do equador. Apresentam amplo campo de abrangência no quesito de visão, mas a percepção visual que esses equipamentos obtêm é de enxergar a Terra no formato de um disco cuja área é menor em comparação a de um hemisfério terrestre.

Fontes:
http://www.esa.int/SPECIALS/Eduspace_PT/SEMSX965P1G_0.html
http://www.qsl.net/py4zbz/teoria/orbitas.htm
http://www.seara.ufc.br/especiais/fisica/arthurclarke/clarke02.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rbita_geoestacion%C3%A1ria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_geoestacion%C3%A1rio
Animação: http://h2physics.org/?cat=51

Nenhum comentário:

Postar um comentário