quinta-feira, 9 de maio de 2013

Nave da Virgin Galactic fez primeiro teste de voo

Empresário português Mário Ferreira será um dos seus primeiros turistas espaciais



(Ciência Hoje - Portugal) A nave espacial da Virgin Galactic, que tem planos de levar turistas ao espaço, sendo um deles o empresário português Mário Ferreira, realizou “com sucesso”, esta semana, o seu primeiro teste de motor em voo, segundo anunciou a empresa.

A mais evidente é o facto de ser uma nave toda construída em carbono e ter um casco duplo, ou seja, tem uma caixa-de-ar com isolamento e se, por qualquer motivo, um objecto perfurasse a nave ficaria o isolamento. E como é feita em carbono não terá o problema de aquecimento que têm as space shuttles na reentrada e no posicionamento do ângulo correcto, dadas as placas fractárias.

A SpaceShipTwo (SS2) ligou o motor pouco depois de ter sido libertada por um avião chamado "WhiteKnightTwo", que a transportou, a uma altitude de 14 mil metros acima do deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). O motor permaneceu ligado por apenas 16 segundos, o que foi suficiente para a propulsar a 1,2 vez a velocidade do som, segundo se lê na página de Internet da empresa.

Nos próximos voos de teste, o motor será mantido ligado durante mais tempo até que o avião tenha velocidade para alcançar os 100 quilómetros de altitude.

Mais de 500 pessoas já reservaram um lugar no voo suborbital de vários minutos a bordo da SpaceShipTwo, com pagamento adiantado da passagem, que custa 200 mil dólares [152,293 euros]. A nave conta com dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

A Virgin Galactic foi fundada pelo milionário britânico Richard Branson, que também será um dos turistas espaciais a testar a nave e já deu a saber que pretende levar sua família para mostrar sua confiança na segurança das naves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário