quinta-feira, 25 de abril de 2013

Projeto de reality show em Marte tem menos inscritos que BBB

Empresa holandesa iniciou convocação de voluntários; inscritos são menos de 10% dos que tentaram uma vaga no último Big Brother Brasil



(AFP/Terra) As inscrições para um projeto de colonização do planeta Marte financiado com dinheiro oriundo de um reality show atraíram mais de 10 mil pessoas nesta semana. A organização holandesa sem fins lucrativos Mars One lançou na segunda-feira a convocação para que voluntários apresentem suas candidaturas para uma viagem só de ida ao planeta vermelho em 2022. O número de interessados, por enquanto, não chega a 10% da quantidade de pessoas que se inscreveram para a última edição do Big Brother Brasil.

As condições, claro, são muito diferentes. O projeto da Mars One não garante a comodidade proporcionada pela casa do BBB e traz ainda vários desafios. Além da impossibilidade de os astronautas voltarem à Terra, eles terão que viver em pequenos habitats, encontrar água, produzir o próprio oxigênio e cultivar seus alimentos em um ambiente hostil. Os astronautas também deverão suportar radiações cósmicas perigosas durante a viagem. Por fim, ainda não há um foguete e uma cápsula para transportar os voluntários.

A empresa recebeu até esta semana aproximadamente 10 mil e-mails de pessoas de mais de cem países diferentes interessadas na expedição - número bem menor que o de inscritos no Big Brother Brasil, por exemplo, que em sua 13ª edição contou com mais de 125 mil candidatos e, em 2011, teve mais de 119 mil inscrições. Para os membros da Mars One, o maior risco é o financiamento, o que não impede que a organização sonhe alto, segundo o holandês Bas Lansdorp, co-fundador da Mars One. "O objetivo de longo prazo é ter uma colônia permanente, não só mandar gente para lá", afirmou Norbert Kraft, diretor médico do programa.

As principais qualidades esperadas dos candidatos são "capacidade de adaptação, tenacidade, criatividade e compreensão dos outros", enumerou Norbert Kraft, diretor médico da Mars One. A primeira rodada de candidaturas online se estenderá até 31 de agosto próximo - curiosamente, a data é também quando se encerram as inscrições para o Big Brother Brasil 14. Especialistas da Mars One elegerão os aspirantes a astronautas que continuarão na disputa. Em seguida, cada país escolherá um candidato e finalmente restarão entre 24 e 40 pessoas que serão treinadas para a missão.​

É exigido dos candidatos apenas que tenham mais de 18 anos e falem bem inglês. No total, a Mars One busca 24 voluntários ou seis grupos de quatro de diferentes nacionalidades, que farão a viagem de ida com dois anos de intervalo, sendo a primeira partida prevista a partir de 2022. A organização aposta na cobertura midiática do projeto para angariar recursos e financiar boa parte da missão.

Os quatro primeiros voluntários deverão pousar em Marte em 2023, após uma viagem de sete meses. Sua chegada e seus primeiros passos para tentar montar uma colônia no planeta vermelho dará lugar à exibição de um reality show, explicou Lansdorp durante entrevista coletiva em Nova York na segunda-feira. Em 2023, o pouso em Marte deverá ser transmitido para toda a Terra, e a convivência dos quatro primeiros humanos do planeta vermelho poderá ser acompanhada 24 horas por dia – como em um Big Brother.
----
Matéria com vídeo aqui
----
Matéria similar no UOL
----
E mais:
Estão abertas inscrições para viagem a Marte (DN - Portugal - com vídeo)
.
Empresa holandesa busca voluntários para 'reality show' em Marte (Yahoo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário