terça-feira, 9 de abril de 2013

Pesquisadores discutem projetos espaciais para 2013

(JC) Mais de 50 engenheiros e estudiosos da área espacial se reuniram em Alcântara, e propuseram a agenda de lançamentos para os próximos anos

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniu pesquisadores de unidades subordinadas para uma maratona de reuniões do Grupo Interfaces de Lançamento (GIL), realizada em Alcântara (MA).

Mais de 50 engenheiros e estudiosos da área espacial, incluindo membros do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento à Indústria (IFI), do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), discutiram o andamento, as questões técnicas e financeiras de projetos, e propuseram a agenda de lançamentos para os próximos anos.

De acordo com o coordenador de Espaço do DCTA, o engenheiro Mauro Dolinsky, o destaque em 2013 é a quantidade de foguetes brasileiros a serem lançados no exterior: nove, a partir de centros na Noruega e na Suécia.

O encontro ocorreu na última semana de março. No primeiro dia foram discutidas as oito operações previstas para 2013, duas no CLBI, que fica no Rio Grande do Norte, seis no CLA, localizado no Maranhão. A primeira deve ser a Águia, em junho, na qual será lançado um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI).

Outro ponto discutido na reunião foi o andamento do projeto VLS-1, apresentado pelo tenente-coronel engenheiro Alberto Mello. Segundo ele, o próximo passo no caminho para o lançamento do veículo lançador de satélite é o voo do VSISNAV, previsto para o início de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário