sexta-feira, 19 de abril de 2013

Foguete Soyuz com animais a bordo decola rumo ao espaço nesta sexta

Foco é saber como organismos vivos sobrevivem a um eventual voo a Marte. Animais como ratos e caracóis ficarão um mês em órbita.



(G1) Decolou do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na tarde desta sexta-feira (19), início da manhã no Brasil, um foguete russo Soyuz que leva ao espaço um módulo chamado de Bion-M com animais, insetos e bactérias que serão utilizados em experimentos científicos durante um mês.

Serão utilizados nos testes 53 roedores, 15 lagartos e 20 caracóis. Eles ficarão em órbita e fazem parte da operação batizada de “Arca de Noé”, que tem o objetivo de saber como organismos vivos sobrevivem a um eventual voo a Marte.

De acordo com a agência de notícias France Presse, citando técnicos da Roscosmos, a agência espacial russa, os animais ficarão um mês em órbita, com previsão de retorno à Terra em 18 de maio, para que os cientistas possam estudar as consequências da permanência no espaço.

“Se trata de determinar até que ponto nosso organismo se adapta a condições de falta de gravidade e compreender o que é preciso fazer para garantir a sobrevivência em voos muito longos”, explica o diretor do programa do centro espacial russo, Valéri Abrashkin.

Segundo Evgueni Ilin, do Instituto de problemas biomédicos da Academia Russa de Ciências, “não sabemos como a falta de gravidade pode afetar o comportamento dos ratos, talvez vão lutar entre si por comida”, explica. Além dos animais, foram enviados ainda quatro pequenos satélites dos Estados Unidos, Coreia do Sul, Alemanha e da Russia.
----
Matérias similares no TerraUOLYahoo e Ciência Hoje - Portugal
----
E mais:
Anik-G1 em órbita! (AstroPT)
.
Astronautas realizam operação do lado externo da Estação Espacial (G1), com matérias similares no TerraUOL e Yahoo
----
UPDATE:
Depois de um mês no espaço, cápsula com dezenas de animais retorna à Terra (Galileu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário