terça-feira, 2 de abril de 2013

China vai enviar ainda em 2013 a segunda astronauta mulher do país

Informação foi divulgada no site oficial do governo, 'China.org'. Wang Yaping, de 35 anos, deve decolar rumo ao espaço até agosto.



(G1) A China enviará ao espaço ainda este ano sua segunda mulher astronauta, Wang Yaping, na nave Shenzhou X, informou nesta terça-feira (2) o portal oficial do país na internet, "China.org".

A missão, cuja data ainda não foi confirmada e deve ocorrer entre junho e agosto, durará 15 dias e será o quinto voo espacial tripulado do país.

Wang, tenente da Força Aérea de 35 anos, é natural da cidade de Yantai, na província de Shandong. É casada e tem um filho. Ela vai embarcar com dois colegas homens na Shenzhou X, que deve se acoplar ao laboratório espacial chinês Tiangong I.

"Os três astronautas permanecerão em órbita por 15 dias, 12 dos quais passarão no interior do Tiangong I", disse o chefe de design do Programa Espacial Tripulado, Zhou Jianping. Os astronautas chineses realizaram o primeiro acoplamento de uma nave tripulada (a Shenzhou IX) em junho do ano passado e ficaram dentro desta por dez dias.

A tenente Wang foi uma das mulheres candidatas para tripular esta nave, mas quem acabou indo foi Liu Yang, que assim se transformou na primeira mulher chinesa a ir ao espaço.

Wang participou dos trabalhos de resgate durante o terremoto de Sichuan (sudoeste), em 2008 - o mais grave em mais de três décadas na China e que causou 88 mil mortes e milhares de desaparecidos-, e pilotou um avião para modificar o clima durante as Olimpíadas de Pequim no mesmo ano.

A missão precede as próximas viagens que terão como objetivo substituir até 2020 o módulo Tiangong-I por uma estação espacial.

Primeira astronauta mulher
Em 16 de junho do ano passado, a China enviou sua primeira mulher e outros dois astronautas para o espaço. O foguete saiu do Centro de Lançamento de Satélites Jiugquan, no Deserto de Gobi, no norte do país.

Foi a primeira tentativa de acoplagem tripulada realizada por chineses, a bordo da nave Shenzhou 9, que se juntou ao módulo espacial Tiangong 1, a 343 quilômetros da Terra.

Os critérios da escolha são rigorosos. A escolhida tinha, entre outros, de ter dentes perfeitos, pele sem calos ou problemas, bom hálito e odor corporal agradável -o contrário pode ser um problema durante a permanência no espaço.
----
Matérias similares no UOLYahooTerra e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário