terça-feira, 23 de abril de 2013

Astronauta mostra como faz fotos da Terra a partir de estação espacial

A bordo da ISS, Chris Hadfield utiliza lente teleobjetiva para fazer imagens. Canadense publica belas fotos do planeta nas redes sociais.



(G1) O astronauta Chris Hadfield, famoso por publicar belas fotos da Terra em sua conta no Twitter, mostra em um vídeo publicado nesta segunda-feira (22) pela Agência Espacial Canadense como faz as imagens e o equipamento que utiliza:



O astronauta do Canadá ressalta que a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) está a centenas de quilômetros acima da Terra. Portanto, "para fazer uma imagem rica em detalhes, é preciso uma lente de longo alcance", diz. Hadfield usa, algumas vezes, uma lente teleobjetiva para fazer as fotos.

Três fatores são importantes: "focus, frame and fire" (foco, enquadramento e o clique), afirma Hadfield. Como a luz refletida pela Terra a deixa brilhante e o espaço é escuro, usar a câmera no modo automático pode atrapalhar - o astronauta prefere operá-la no modo manual, conforme diz no vídeo.

Em boa parte das vezes ele usa a chamada regra "sunny 16" ou "sol 16" para fazer as imagens. Grosso modo, a regra diz que, ao fotografar um objeto, o diafragma da câmera deve ser aberto em f/16, e a velocidade deve ser igual ao ISO do filme ou da câmera digital.

O astronauta costuma usar ISO 200, segundo o vídeo. Ele faz imagens em alta resolução, e diz que as cores e texturas do Deserto do Saara são algumas das coisas mais interessantes que observou do espaço.

A regra "sunny 16" inclui uma tabela que prevê mudar a abertura do diafragma de acordo com as condições do dia (ensolarado, nublado), mas o astronauta não faz menção ao uso de outras aberturas no vídeo.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário