sexta-feira, 26 de abril de 2013

Após falhas técnicas, nave russa se acopla à estação espacial

Falha técnica impediu que uma antena do sistema de aproximação automática fosse acionada há dois dias, o que causou preocupação



(AFP/Terra) A nave de carga russa Progress foi acoplada com sucesso nesta sexta-feira na Estação Espacial Internacional (ISS), apesar de uma falha técnica registrada dois dias antes da operação, anunciou o centro russo de controle de voos espaciais (Tsoup) e a agência espacial americana (Nasa).

"Há uma conexão entre o ISS e a Progress", anunciou um comentarista da Nasa que transmitiu a operação ao vivo em seu site.

A antena do sistema de aproximação automática não pode ser acionada, apesar de repetidas tentativas, o que levantou preocupações.

A operação, que ocorreu em regime automático, durou quase 10 minutos, um pouco mais do que o habitual, e foi concluída às 12h34 GMT (9h34 no horário de Brasília).

A nave, que transporta 2,5 toneladas de equipamentos e suprimentos para a tripulação da estação, foi lançada às 10h12 GMT de quarta-feira do Cosmódromo de Baikonur por um foguete Soyuz.
----
Matérias similares no UOL e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário