sexta-feira, 15 de março de 2013

SBPC fará, em abril, Reunião Focal em Alcântara, no Maranhão

(JC) Encontro contará com a colaboração da Agência Espacial Brasileira, da Universidade Federal do Maranhão, do Centro de Lançamento de Alcântara e da Prefeitura de Alcântara

A SBPC realizará de 22 a 27 de abril, em Alcântara (MA), uma Reunião Focal sobre o tema "Alcântara ontem, hoje e amanhã: saúde, educação e ciência". O objetivo será promover um encontro entre representantes da população do município, cientistas e autoridades envolvidas com o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), com vistas a um diálogo construtivo e a realização de parcerias, além de promover atividades para estudantes e professores da escola pública local.

Para este importante evento, a SBPC contará com a colaboração da Agência Espacial Brasileira (AEB), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do CLA e da Prefeitura de Alcântara.

Em fevereiro, nos dias 22 e 23, estiveram em Alcântara a presidente da SBPC, Helena Nader, acompanhada da secretária geral, Rute de Andrade e do Secretário Regional do Maranhão, Luiz Alves, para uma reunião de organização do evento com o presidente da AEB, José Raimundo Coelho e o reitor da UFMA, Natalino Salgado. O grupo foi recebido, no dia 22 pelo diretor do CLA, coronel engenheiro César Demétrio Santos, e também pelo prefeito de Alcântara, Domingos Araken. Durante os dois dias de trabalho, o evento foi desenhado e a data definida.

No dia 23 o grupo foi ao polo Santa Maria, encontrar com representantes da população do município e das comunidades quilombolas para esclarecê-los quanto ao real objetivo deste evento focal que será realizado pela SBPC. Helena explicou aos presentes que durante a Reunião Focal serão desenvolvidas atividades científicas e de práticas em educação nos oito polos educacionais para mostrar às crianças e jovens, atividades científicas, que podem ser aplicadas por eles em suas comunidades. Falou também que além disso, serão desenvolvidas atividades com os professores do ensino básico da rede local.

A presidente da SBPC também exortou as comunidades a elaborarem uma pauta sobre suas necessidades frente às dificuldades encontradas no dia a dia como questões relativas a saúde, educação, moradia e locomoção, entre outras. "A ideia é nós trazermos alguma coisa que fique, criar um projeto educacional e a comunidade, por sua vez, deve trazer uma reinvindicação com suas prioridades." Ela ressaltou, que isso deve vir da comunidade. "Não pode ser a gente falando em nome deles", explicou. "Nós não queremos que seja mais uma reunião científica, por isso que não é mais uma reunião regional da SBPC. Essa reunião é para trazer propostas, e as que a SBPC puder assumir como uma pauta de sua agenda serão, de fato, assumidas por nós."

Helena fez questão de deixar claro que a SBPC quer uma discussão sobre Alcântara. "Se não tivermos o foco, vamos fazer mais uma reunião linda, maravilhosa", disse. "Vou poder até publicar um trabalho, ir para jornal falar, mas vamos sair daqui e vai ficar tudo igual. Isso não é a SBPC. Nós não queremos mais um trabalho científico, não é uma discussão de ciência. É uma discussão com um foco muito claro, que é Alcântara."

Este evento será único, pois é motivado pela necessidade e desejo de se estabelecer uma agenda positiva entre população de Alcântara, CLA e Agência Espacial Brasileira, além de outras instâncias dos governos federal, estadual e municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário