quinta-feira, 7 de março de 2013

Missão integra 1.ª mulher astronauta russa em 20 anos

Uma astronauta russa vai integrar uma missão espacial em 2014, a primeira após uma pausa de quase duas décadas, divulgou hoje o responsável pelo programa de formação de cosmonautas russos.



(DN - Portugal) Elena Serova, de 36 anos, membro da organização de cosmonautas profissionais, "está a preparar-se para fazer um voo espacial no segundo semestre de 2014", indicou Alexei Temerov, responsável pelo centro russo de treinamento de cosmonautas, localizado perto de Moscovo.

A Rússia assinala este ano o 50.º aniversário do voo da primeira mulher para o espaço, a soviética Valentina Terechkova, em 16 de junho de 1963.

Elena Serova vai passar seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI), tornando-se na quarta cosmonauta russa a integrar uma missão espacial, precisou o responsável pelo centro, durante uma conferência de imprensa.

"O seu programa de trabalho a bordo da EEI não tem nada de extraordinário. Será um programa científico regular. Não está prevista uma saída para o espaço", acrescentou o responsável.

O primeiro voo de Valentina Terechkova na década de 1960 foi seguido por duas missões realizadas pela astronauta Svetlana Savitskaia, em 1982 e 1984.

A terceira e a última mulher russa enviada ao espaço foi Elena Kondakova, que realizou uma primeira missão de cinco meses entre 1994 e 1995.

A mesma cosmonauta integrou uma missão de 10 dias a bordo de um vaivém norte-americano em maio de 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário