quinta-feira, 21 de março de 2013

Blog cria petição pública para missão espacial brasileira

(Astronews) O blog Brazilian Space criou uma petição pública exigindo do governo federal o estabelecimento de uma missão de lançamento do microssatélite ITASAT, desenvolvido pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), através do foguete VLM-1, desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em parceria com a Agência Espacial Alemã (DLR).

Segundo informações levantadas pelo blog, tanto o foguete como o satélite estarão prontos para lançamento até o final de 2014, mas, devido a situação atual do Programa Espacial Brasileiro (PEB), por falta de interesse do governo, o objetivo de lançá-los pode não ser alcançado.

Pensando na possibilidade de esforço em vão do profissionais do PEB e na importância do desenvolvimento desta tecnologia para o futuro da nossa sociedade, o autor do blog, Duda Falcão, teve a ideia de criar esta campanha na tentativa de chamar a atenção do governo para a questão.

O texto da petição sugere o dia 7 de Setembro (dia da Independência do Brasil) de 2015 para o lançamento da missão, que seria um prazo suficiente para a finalização dos projetos e preparação para o lançamento.

Link da petição: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N37568

Nenhum comentário:

Postar um comentário