terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Primeiro turista espacial também quer ser primeiro turista a pisar em Marte



(Canaltech) Dennis Tito foi o primeiro cidadão a fazer uma visita privada ao espaço em 2011, e agora ele quer ser o primeiro ser humano a fazer companhia para a sonda Curiosity e andar sobre o Planeta Vermelho. Detalhes sobre o ambicioso - e insano - plano de Tito de realizar a "simples" viagem de 500 dias de ida e volta até Marte devem ser divulgados na próxima semana, segundo o Wired.

O release sobre a missão de Tito e sua nova organização sem fins lucrativos, a 'Inspiration Mars Foundation', explica que o viajante espacial planeja tirar proveito de uma janela única de oportunidade para lançar uma viagem histórica a Marte e voltar em exatos 501 dias. Os planos ainda dão conta de que o início da viagem será em janeiro de 2018.

Este é um plano realmente audacioso, ainda mais se pensarmos que Elon Musk e sua empresa SpaceX demoraram uma década para conseguir chegar até a Estação Espacial Internacional, e nem mesmo a própria NASA foi capaz de chegar à Lua em menos de cinco anos. Isso porque em meados de 1960, mais de 4% do orçamento total dos Estados Unidos estava indo direto para a Agência.

Confira a descrição de Tito para o que ele realmente deseja atingir com sua nova organização:
"Esta 'Missão para a América' vai gerar novos conhecimentos, experiências e dar impulso para a próxima grande era da exploração espacial. Ela se destina a incentivar os americanos a acreditar de novo, a fazer as coisas difíceis que fazem nossa nação ser grande, enquanto inspira a juventude através da ciência, tecnologia, educação em engenharia e matemática e da motivação."

Tito, um engenheiro e empreendedor cheio da grana, ainda não falou quanto vai investir em sua missão ao Planeta Vermelho, mas uma coletiva de imprensa está prevista para o dia 27 de fevereiro, onde os detalhes serão revelados. Para ter uma ideia, quando viajou ao espaço em um foguete russo em 2011, ele gastou cerca de US$ 20 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário