sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Astronautas interagem ao vivo com internautas em 1º chat da Nasa

Atuais habitantes da Estação Espacial Internacional responderam a perguntas durante 20 minutos



(Terra) Três astronautas a bordo da Estação Internacional Espacial (ISS, na sigla em inglês) revelaram detalhes sobre sua rotina no espaço e desvendaram curiosidades de internautas no primeiro Hangout realizado pela Nasa - a agência espacial americana - com a participação ao vivo do público. Kevin Ford, Chris Hadfield e Tom Marshburn, que vivem e trabalham no laboratório espacial na órbita da Terra, responderam a perguntas feitas via Twitter, Google+ e Facebook em tempo real. Alguns vídeos publicados no YouTube e enviados à Nasa previamente também foram transmitidos.

Além deles, dois astronautas na Terra e um apresentador da Nasa, além de estudantes convidados, participaram da chamada coletiva em vídeo. Durante uma hora, eles responderam questões sobre como é a vida a bordo da ISS e tiraram dúvidas a respeito de aspectos técnicos de seu trabalho. Também foram respondidas diversas curiosidades e atendido um pedido inusitado para ver um corpo girando em torno do próprio eixo em gravidade zero. A videoconferência foi encerrado por volta das 13h desta sexta-feira (horário de Brasília).

Os astronautas comentaram sobre o futuro da pesquisa espacial, o funcionamento do corpo em órbita, exercícios feitos na ISS e a recente perda de comunicação com a Terra. Também foram dadas dicas para estudantes que pensam em se tornar astronautas. A experiência de viver no espaço foi outro aspecto comentado. "O show que você vê por fora da janela é o melhor de tudo", afirmou da Terra a astronauta Nicole Stott.

Curiosidades como sobre o que os astronautas sonham estavam entre os tópicos abordados. "Sonhava com o treinamento na Terra, a sensação de não ter peso no espaço. Sonhava que estava flutuando - e realmente estava", disse Stott. E como eles quando é hora de comer ou dormir? Foi o questionamento de uma internauta, frisando que não há dia ou noite no espaço. "Você come quando está com fome e dorme quando está cansado", foi a resposta de Ron Garan, que participou de quatro missões da Nasa.

Astronautas na ISS conversam com internautas na Terra
Durante 20 minutos, astronautas a bordo da estação espacial responderam às perguntas daqueles que participaram da transmissão. Eles explicaram o que fazem na ISS, contaram suas experiências pessoas e, bem-humorados, brincaram com a falta de gravidade. A transmissão foi feita em alta qualidade de som e imagem, praticamente sem delay - um feito de comunicação entre o planeta e seus habitantes distantes aproximadamente 400 quilômetros de casa.

"O que vocês veem no espaço? Satélites, estrelas cadentes, cometas?", questionou uma internauta. "Vemos estrelas cadentes, com a diferença de que elas estão abaixo de nós, e não acima. Não vemos satélites", foi a resposta de Tom Marshburn, que está no espaço desde dezembro do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário