terça-feira, 8 de janeiro de 2013

'Robonauta' passa por testes a bordo de estação espacial

Robô humanóide foi desenvolvido para realizar tarefas de manutenção. Formato permite que robô utilize as mesmas ferramentas que os humanos.



(G1) A Nasa divulgou nesta segunda-feira (7) uma foto do "Robonaut 2", apelidado de R2, durante uma série de testes no laboratório Destiny, na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

De acordo com a agência espacial americana, equipes terrestres colocaram o robô à prova ao ordenarem remotamente que ele operasse válvulas em um painel de tarefas.

O robô funciona como uma plataforma de testes para explorar novas capacidades robóticas no espaço. Sua forma e destreza permite que ele use as mesmas ferramentas que os humanos a bordo da estação.

O protótipo é fruto de uma parceria firmada entre a Nasa e a General Motors para o desenvolvimento de nova geração de robôs humanoides, capazes de trabalhar com humanos “lado a lado”, usando as mesmas ferramentas.

Considerado o robô mais hábil já construído, o robonauta irá ajudar os astronautas com trabalhos de consertos e manutenção, como a limpeza dos filtros dos aparelhos, realizados atualmente pelos astronautas.

De acordo com a Nasa, o objetivo é que o trabalho do robô dê mais tempo à tripulação para realizar tarefas científicas importantes.

Construído com fibra de carbono niquelado e alumínio, o robonauta pesa 136 quilos e mede aproximadamente um metro da cintura à cabeça, e 60 centímetros de ombro a ombro. Ele conta com braços extensíveis, mãos com mobilidade rotatória e seus cinco dedos têm capacidade para agarrar 2,5 quilos cada um e podem ser programados para operar com distinta pressão.

A cabeça com formato de capacete abriga seu equipamento de visão, enquanto o tronco do corpo humano posiciona os 38 processadores de PC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário