quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lixo de astronautas transformado em escudo anti-radiação

Kennedy Space Center da NASA cria disco inovador



(Ciência Hoje - Portugal) Investigadores do Kennedy Space Center da NASA estão a testar discos feitos a partir de resíduos espaciais dos astronautas, que incluem garrafas de água, restos de roupa e fita adesiva, para verificarem se podem ser reutilizados como escudos anti-radiação durante missões no espaço profundo.

Os pequenos discos foram concebidos no Centro de Investigação Ames (Califórnia) utilizando um compressor que derrete o lixo durante três horas e meia a temperaturas entre os 148 e 176 graus centígrados sem o incinerar.

O compressor transforma o lixo num sólido com 20 centímetros de diâmetro. Os investigadores acreditam que os discos têm potencial para serem utilizados como escudos de radiação, devido à grande quantidade de embalagens de plástico.

“A ideia é comprimir todos os resíduos e, se houver componentes plásticos suficientes, criar um escudo que consiga proteger da radiação”, afirma Mary Hummerick, microbióloga do Centro Espacial Kennedy, na Florida.

Os astronautas têm de suportar raios cósmicos que podem potenciar o risco de doenças como o cancro ou provocar danos neurológicos.

A NASA prevê enviar missões tripuladas a Marte a partir de 2030, o que significa uma maior exposição dos astronautas a estas radiações.

A equipa de investigação está actualmente a avaliar se o processo de compactação é eficaz na eliminação de bactérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário