terça-feira, 22 de janeiro de 2013

A história do incrível programa espacial da Zâmbia

"Vamos a Marte. Com uma astronauta, dois gatos e um missionário." Assim reza o recorte de jornal que dá conta do louco programa espacial zambiano, nos anos 60 do século passado.



(DN - Portugal) O sonho impossível de Edward Makuka Nkoloso, um professor de ciências zambiano, era chegar à Lua antes da Rússia e Estados Unidos. E depois a Marte. Quase 50 anos depois uma fotógrafa espanhola resgatou a memória do programa espacial amador, num livro de fotografia, 'The Afronauts', que documenta uma missão que nunca aconteceu.


Restam também notícias da revista 'Time' da época e uma reportagem da Sky, em que o jornalista mostra os treinos dos candidatos a astronautas. "Para a maior parte dos zambianos estas pessoas são apenas malucas. E eu estou inclinado a concordar." Mas Nkoloso chegou mesmo a pedir financiamento à UNESCO, que recusou. Veja aqui o vídeo:



A fotógrafa Cristina De Middel inspirou-se neste sonho espacial, num projeto que é um dos quatro nomeados para o prémio de fotografia Deutsche Borse de 2013.

"Afronauts é baseado na documentação de um sonho impossível que vive apenas em imagens", explica De Middel , que se confessa atraída por histórias excêntricas. Neste caso, a de um homem que se atreveu a sonhar com Marte num dos países mais pobres do mundo.
----
Mais imagens aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário