segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CLA Receberá Investimento de R$ 189 Milhões da União para Complexo Espacial

Recursos vão ser repassados nos próximos meses, anunciou o deputado federal Costa Ferreira, integrante da bancada maranhense em Brasília



(O Estado do Maranhão/Brazilian Space) O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), referência na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia espacial, receberá recursos da ordem de R$ 189 milhões, nos próximos meses. Os valores serão destinados para a implantação do Complexo Espacial do CLA. O anúncio do repasse dos valores, oriundos do orçamento da União, foi feito pelo deputado federal Costa Ferreira, integrante da bancada maranhense, em Brasília.

De acordo com o parlamentar, o CLA é de fundamental importância, pois efetiva o Brasil como potência no setor tecnológico, em todo o mundo. "O recurso em questão é importantíssimo para o fortalecimento do CLA, que vai se reerguendo após o terrível acidente de 22 de agosto de 2003, que destruiu a torre de lançamento e matou 21 técnicos e engenheiros. O Centro precisa de uma nova oportunidade para cumprir sua nobre e necessária missão", disse Costa Ferreira.

O deputado ressaltou ainda que a mobilização de recursos para o CLA significa posicionar o Maranhão como um dos estados mais importantes do país. "Contribuir com o fortalecimento da CLA é uma honra para a Comissão de Ciência e Tecnologia do Congresso Nacional e mais ainda para este parlamentar, maranhense e patriota", declarou.

Tecnologia - Além de produzir tecnologia espacial e veículo de propulsão altamente técnico, o CLA ainda trabalha no desenvolvimento de tecnologia de comunicação por satélite e diversos outros equipamentos importantíssimos da vida moderna. O Centro realizou, com sucesso, na tarde de quinta-feira última o lançamento do Foguete de Treinamento Intermediário (FTI). O procedimento faz parte das atividades da Operação Iguaíba, iniciada no dia 19 de novembro deste ano, em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). A operação com o FTI faz parte dos testes preliminares antes do lançamento do foguete de sondagem VS-30/Orion V10, previsto para acontecer na segunda semana de dezembro deste ano.

Além do FTI, o Foguete de Treinamento Básico (FTB) faz parte do projeto da Agência Espacial Brasileira (AEB), iniciado em 2008. Ambos os foguetes foram lançados de Alcântara e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), no Rio Grande do Norte. O VS-30/Orion V10, o 10º da série, é fruto de uma parceria da AEB com o Centro Espacial Alemão.

Mais
O CLA, a segunda base desse gênero criada pela Força Aérea Brasileira (FAB), é uma Organização do Comando da Aeronáutica. Criada em 1989, o CLA tem como missão realizar lançamentos de satélites e realizar testes de Veículo Lançador de Satélites (VLS), efetuar lançamentos, promover o rastreio de engenhos aeroespaciais, efetuar a coleta e processamento de dados, além de incluir testes e experimentos científicos de interesse da Aeronáutica, relacionados com a política nacional de desenvolvimento aeroespacial.

Um comentário:

  1. EU NÃO ENTENDO O MOTIVO DOS SENADORES E DEPUTADOS DE BRASILIA, até o presado momento não definirem uma solução rapida para o Progresso da Ciencia em nosso país. O Brasil com suas dimensões expantosa necessita urgente de muitos investimentos e atenção em seus pontos estratégicos primordiais, não esquecendo que tudo o que fizerem será em prol ao nosso país e a nossa gente. Dinheiro todos nós sabemos que tem, porque então não investem nessas areas de grande revelancia para o país ? Porque o virar as costas para a nossa nação ? E os nossos filhos, netos, esposas e ect, que necessitam de se sentirem seguros e de terem em mente que estão em um país onde reina a pacificação e a harmonia entre todos. Para tal é vital os financiamentos e as pesquisas. Isso tudo de uma maneira URGENTE. Todas as nações do mundo estão investindo em pesquisas e nas Forças Armadas, porque os nossos politicos não quereem nem saber se o povo existe ou não ? Porque o ESTOU POUCO LIXANDO PARA O POVO(dito por um politico ?)

    ResponderExcluir