quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Malhação espacial

Confira a primeira prova de triatlo realizada fora da Terra



(Ciência Hoje das Crianças) Correr, nadar, pedalar – essas são as três modalidades esportivas incluídas nas competições de triatlo que desafiam atletas de todo o planeta. As provas são realizadas em vários países e, em 2012, pela primeira vez, contou com a participação de uma atleta que estava no espaço: a astronauta americana Sunita Williams, que competiu diretamente da Estação Espacial Internacional.

Com a ajuda de aparelhos especiais, como uma esteira equipada com faixas para evitar que a atleta saia flutuando pela nave por conta da ausência de gravidade, Sunita praticou corrida, natação e ciclismo, até estar preparada para fazer a prova ao mesmo tempo em que milhares de atletas competiam na Califórnia, nos Estados Unidos.

A médica aeroespacial Thais Russomano, do Centro de Microgravidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, explica que a prática de esportes é muito importante para os astronautas em suas viagens espaciais. “Por dia, eles devem fazer cerca de duas horas de exercícios”, explica.

Nos primeiros dias fora da Terra, os astronautas podem sentir enjoo, dor de cabeça e mal estar. Além disso, o bombeamento do sangue pelo corpo não é tão eficiente no espaço. Em geral, o corpo se adapta à falta de gravidade em até um mês, mas, mesmo depois desse prazo, é preciso ter alguns cuidados.

Por exemplo, na Terra, quando ficamos de pé e andamos para lá e para cá, estamos exercitando os músculos, mesmo sem perceber. No espaço, os astronautas não fazem mais esse tipo de movimento e as pernas podem começar a enfraquecer. Então, a preguiça não pode estar na bagagem de nenhum viajante espacial: é fundamental seguir direitinho a rotina de exercícios.

Corrida na esteira e ciclismo na bicicleta ergométrica – sempre usando tiras que prendam o corpo aos aparelhos – são alguns dos exercícios realizados no espaço. “Como não dá para levantar peso, os astronautas também exercitam os braços com uso de molas”, completa Thais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário