segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Em caminhada espacial, astronautas consertam vazamento na ISS

Manobra de americana e japonês levou seis horas e 38 minutos. Vazamento de amônia poderia afetar equipamentos da estação espacial.



(Efe/G1) A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide fizeram nesta quinta-feira (1º) uma caminhada espacial para fechar um vazamento de amônia em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). A manobra não estava prevista inicialmente no programa da missão.

Os especialistas saíram da ISS às 10h30 e retornaram às 18h08 (horário de Brasília), ficando um total de seis horas e 38 minutos no espaço. Durante as próximas semanas, o monitoramento da ISS vai confirmar se o problema foi mesmo resolvido.

De acordo com os cálculos da Nasa, o vazamento poderia afetar o funcionamento do canal gerador de eletricidade 2B no final do ano. Esse gerador alimenta vários componentes da estação, e uma falha poderia provocar um superaquecimento nos sistemas e afetar todo o complexo espacial.

Esta é a terceira saída que Williams e Hoshide realizam durante a atual missão. Inicialmente, a ideia era fazer apenas uma manobra dessas, em agosto, para substituir um comutador de energia elétrica, mas a dupla precisou de duas caminhadas espaciais para completar a tarefa.

Durante as últimas caminhadas, Williams se tornou a mulher com mais horas de caminhadas espaciais na história do programa espacial americana. Ela comanda a Expedição 33, como é chamada a atual missão realizada na ISS.
----
Matérias similares no EstadãoO Globo e UOL
----
E mais:
Astronautas dançam 'Vogue', de Madonna, antes de caminhada (G1), com matérias similares no EstadãoTerraiGUOL e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário