sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Astronautas comemoram Dia de Ação de Graças 'espacial' na ISS



(Terra) O comandante da Expedição 34, Kevin Ford, que está na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), gravou uma mensagem para o Dia de Ação de Graças, celebrado hoje. A data é comemorada toda penúltima quinta-feira do mês de novembro, e é feriado em países como Estados Unidos e Canadá. No vídeo, ele conta como está comemorando o Thanksgiving Day com os colegas russos da equipe, os engenheiros de voo Evgeny Tarelkin e Oleg Novitskiy.

O cardápio tradicional do feriado foi adaptado com versões espaciais para os astronautas. No vídeo, Ford mostra e explica cada um dos pratos que estão separados em porções, desidratados e dentro de sacos a vácuo.

O trio de astronautas chegou à ISS no dia 23 de outubro para substituir a equipe que estava em missão na estação desde julho deste ano - a americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o comandante da missão, o russo Yuri Malenchenko. Eles voltaram à Terra no dia 19 de novembro a bordo da nave espacial Soyuz TMA-05M.

A cápsula de descida aterrissou na hora e local previstos, nas estepes do Cazaquistão, acompanhada por três aviões e 12 helicópteros. Pouco depois as equipes de resgate abriram a escotilha e ajudaram os três a deixar a cápsula.

Durante sua missão foi executada uma caminhada espacial de acordo com o programa russo e outras duas pelo americano, e foram realizados mais de 40 experimentos científicos. Além disso, foram recebidas as naves automáticas russas Progress, desacoplada a nave europeia ATV-3 "Edoardo Amaldi", e o acoplamento e desacoplamento do cargueiro privado americano Dragon. Também foi recebida a nave pilotada Soyuz TMA-06M, a bordo da qual chegaram Novitski, Tarelkin e Ford.

No dia 19 de dezembro, a partir da base de Baikonur (Cazaquistão), partirá rumo à ISS uma nova expedição. As naves russas Soyuz são o único meio de transporte de astronautas à ISS desde que terminou o uso das naves americanas e vão continuar sendo pelo menos até 2016.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário