sexta-feira, 19 de outubro de 2012

X1, o exoesqueleto robótico da NASA que vai ajudar astronautas e paraplégicos



(TechNewsDaily/Hypescience) Uma nova roupa de “super-herói” está sendo fabricada pela Nasa: o exoesqueleto X1, que será útil tanto no espaço quanto em terra.

Resultado direto das tecnologias desenvolvidas pelo projeto Robonaut, também da Nasa, esse “traje” tem correias e tiras que são presas aos ombros e pernas do usuário, com “placas” separadas.

10 juntas conectam as placas. Quatro delas são motorizadas, para a cintura e joelhos, e seis são juntas não motorizadas que permitem ao usuário dar passos para o lado, virar-se e flexionar os pés.

No espaço, o X1 será configurado como uma espécie de opositor ao movimento, o que vai ajudar os astronautas a manter os músculos e o esqueleto saudáveis em viagens longas, como uma viagem a Marte e outros planetas.

Na superfície de planetas alienígenas, o X1 vai proporcionar superforça aos astronautas, permitindo que estes carreguem cargas maiores, além de ajudar os astronautas a se movimentarem melhor em ambientes de baixa gravidade.

Em terra, o exoesqueleto será utilizado em uma configuração diferente, de auxiliar do movimento: ele vai permitir que paraplégicos e pessoas com limitação dos movimentos consigam caminhar. Por enquanto, o X1 ainda não é muito útil neste aspecto, pois ainda necessita do uso de muletas. Os fabricantes esperam aperfeiçoar os movimentos e o controle do X1, de forma a liberar as mãos dos usuários.

Vai ser a coisa mais parecida com a armadura de Tony Stark, o homem de ferro, já feita. Mas vai ser melhor, porque vai ser real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário