sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O Que se Passa com o CBERS-3?


(Em Órbita / Brazilian Space) Prevista para ser colocado em órbita em finais de 2012, a missão do satélite sino-brasileiro está envolta num secretismo com uma ausência quase total de informação relativa ao estado dos preparativos do satélite e do seu lançamento. É de facto uma situação estranha tratando-se de uma missão civil.

O lançamento do CBERS-3 deveria ter lugar entre 20 de Novembro e 10 de Dezembro de 2012, porém recentes problemas descobertos com os conversores DC/DC já durante testes realizados na China vieram alterar os planos iniciais.

Segundo o blogue Panorama Espacial. entre 18 e 24 de Agosto cinco engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, incluindo o coordenador do Segmento Espacial do Programa CBERS, foram enviados para os Estados Unidos para a realização de vários encontros para esclarecer as não conformidades e as falhas dos coversores DC/DC (fabricados pela norte-americana Modular Devices Incorporated) e que seriam utilizados nos satélites CBERS-3 e CBERS-4. Estes componentes foram adquiridos em 2007 e 2008 e não foram afectados pelas restrições ITAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário