quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nave russa Progress M-17M decola rumo à Estação Espacial Internacional

Cargueiro partiu de base no Cazaquistão, acoplado ao foguete Soyuz-U. Carregamento de 2,5 t inclui mantimentos, água, remédios e equipamentos.

(Efe/G1) O foguete Soyuz-U decolou nesta quarta-feira (31) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) com o cargueiro russo Progress M-17M a bordo, informou a agência espacial russa Roscosmos.

O Progress foi lançado a partir da base de Baikonur, no Cazaquistão, e deve acoplar-se à plataforma orbital cerca de seis horas após sua separação do foguete, o que está previsto para ocorrer por volta das 11h40 (horário de Brasília).

A nave leva 2,5 toneladas de água, oxigênio, alimentos, remédios, componentes de combustível e equipamentos para experimentos científicos.

Atualmente, a ISS é habitada pelas expedições 33/34, integradas pelos cosmonautas russos Oleg Novitskiy, Yevgueni Tarelkin e Yuri Malenchenko, pelos astronautas americanos Kevin Ford e Sunita Williams e pelo japonês Akihiko Hoshide. Novitskiy, Tarelkin e Ford chegaram à estação na semana passada.
----
Matérias similares no TerraiGUOLR7Yahoo e Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário