segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Cápsula espacial Dragon é lançada à ISS em missão de abastecimento

Viagem é a primeira de 12 missões contratadas pela Nasa. Companhia fechou contrato de US$ 1,6 bilhão com agência espacial.



(G1) A cápsula espacial comercial Dragon, da empresa SpaceX, partiu neste domingo (7) em uma missão de abastecimento à Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês), aonde chegará nesta quarta-feira (10).

Após receber sinal verde do centro de controle, o veículo não tripulado, impulsionado por um foguete Falcon 9, fez a primeira de 12 missões de abastecimento contratadas pela Nasa com a companhia de Elon Musk, cofundador do sistema de pagamentos pela internet PayPal. O acordo para o conjunto das operações foi assinado no valor de US$ 1,6 bilhão.

A cápsula partiu, como estava previsto, de Cabo Canaveral, na Flórida, para uma missão de três semanas, na qual levará 454 quilos de carga ao complexo espacial.

"O Falcon 9 está funcionado como se esperava", informou o centro de controle, que anunciou o desprendimento do primeiro estágio do foguete e o acendimento do motor do segundo estágio, enquanto continuava a trajetória marcada rumo à ISS.

"A cápsula atingiu sua órbita a 340 quilômetros da Terra e se encontra a caminho da estação espacial", informou a Nasa, antes de dar por concluída a cobertura do lançamento. A Dragon estreou em maio passado com um voo de demonstração, quando se transformou na primeira cápsula comercial a se acoplar à ISS.

A principal diferença nesta missão é que ela foi carregada com material para uma missão operacional real, enquanto no voo inicial levou outro tipo de carga, como alimentos, para demonstrar que poderia cumprir sua tarefa de "transportadora".
----
Matérias similares no TerraiGUOLR7VejaYahooAstroPT, DN - PortugalPúblico - PortugalCienctecO Globo e Canaltech
----
E mais:
Nasa lança 'serviço de entrega' para Estação Espacial Internacional (UOL)
.
Nave Dragon inaugura viagens espaciais privadas (Inovação Tecnológica)
----



Nenhum comentário:

Postar um comentário