segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Astronautas realizarão caminhada extra para reparar vazamento na ISS

(Efe/Terra) A astronauta americana Sunita Williams e o japonês Akihiko Hoshide realizarão no próximo dia 1º de novembro uma caminhada espacial que não estava prevista no programa de sua missão para reparar um vazamento de amoníaco em um radiador da Estação Espacial Internacional (ISS), informou nesta sexta-feira a Nasa (agência espacial americana).

A saída deve durar seis horas e meia, segundo indicou o diretor do programa da ISS, Michael Suffredini, em entrevista coletiva junto com o diretor de voo do Centro Espacial Johnson, Mike Lammers, e uma das responsáveis pelas caminhadas espaciais em terra, Allison Bolinger.

O amoníaco é um elemento fundamental que circula através dos sistemas externos de controle térmico da estação para esfriar e manter na temperatura adequada a eletrônica e outros sistemas da estação. O vazamento não é algo novo e a Nasa esteve supervisando-o durante anos. No entanto, recentemente detectaram um aumento no escape que segundo calcularam os controladores de voo poderia afetar o funcionamento do canal gerador de eletricidade no final de ano. O gerador tem capacidade para alimentar um grande número de componentes da estação e se ficasse fora de serviço poderia provocar um superaquecimento nos sistemas que afetaria todo o complexo espacial.

Os astronautas foram avisados há três semanas que teriam que fazer outra caminhada extra, mas os especialistas da Nasa indicaram que realizaram o treinamento necessário, supervisionaram o protocolo e com sua experiência em outras caminhadas espaciais poderão completar a missão sem problemas.

Esta será a terceira saída que Williams e Hoshide realizarão durante a atual missão. Inicialmente só tinham previsto realizar uma em agosto para substituir um comutador de energia elétrica. No entanto, a Nasa fixou outra jornada para setembro já que após um longo trabalho conseguiram retirar a peça estragada, mas não instalar a reposição, o que só fizeram nessa segunda caminhada. Precisamente, durante essa saída, Sunita Williams se tornou a mulher que mais tempo permaneceu trabalhando no exterior de uma nave espacial com 44 horas e 2 minutos, ao superar as 39 horas e 46 minutos que tinha estabelecido em novembro de 2009 a astronauta Peggy Whitson.
----
Matérias similares no UOLR7 e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário