segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nave Soyuz aterrissa com três tripulantes a bordo no Cazaquistão

Dois astronautas russos e um americano ficaram 4 meses na ISS. Pouso aconteceu na madrugada desta segunda-feira, no Cazaquistão.



(Efe/G1) O módulo de descida da nave russa Soyuz TMA-04M, com três tripulantes a bordo, aterrissou nesta segunda-feria (17) com sucesso nas estepes do Cazaquistão, informou o Centro do Controle de Voos (CCVE) da Rússia.

A cápsula, que trouxe de volta da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) os cosmonautas russos Gennady Padalka e Sergei Revin e o astronauta americano de origem porto-riquenha Joe Acaba, aterrissou às 2h53 (23h53 de domingo em Brasília), um minuto depois da hora prevista.

Os tripulantes da Soyuz TMA-04M ficaram quatro meses a bordo da plataforma orbital, na qual permanecem a astronauta americana Sunita Williams, o japonês Akihiko Hoshide e o russo Yuri Malenchenko.

Como estava programado, o módulo de descida pousou cerca de 80 quilômetros a nordeste de Arkalyk, cidade situada no centro do Cazaquistão.

Imagens da aterrissagem da cápsula foram transmitidas ao vivo pela televisão russa a partir do CCVE.

A tripulação suportou perfeitamente o retorno à Terra e seu estado é satisfatório, como anunciado pelos alto-falantes da sala do Centro de Controle, informou a agência russa 'RIA Novosti'.

Depois que as naves americanas foram retiradas de serviço as naves russas Soyuz são os únicos veículos usados para o revezamento das tripulações da ISS.
----
Matérias similares na FolhaTerraiGUOL (com fotos)R7Veja e Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário