quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em treinamento, astronautas procuram por vida em cavernas

(Terra) Um grupo de seis astronautas passa por um treinamento em cavernas da Europa para prepara-los para viagens espaciais. Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), o grupo multicultural aprende a trabalhar com segurança e a resolver problemas ao explorar uma área desconhecida com procedimentos para uso no espaço. Além disso, eles vão procurar por novas formas de vida em áreas inexploradas.

O programa Caves (ao mesmo tempo a palavra "cavernas", em inglês, e a sigla para Aventura Cooperativa para Valorizar e Exercitar o Comportamento Humano e Habilidades de Performance) ocorre na ilha da Sardenha, na Itália, e consiste de um período de preparação (durante uma semana) e o treinamento em si, que começa em 7 de setembro e dura seis dias.

A agência afirma que as cavernas têm diversas similaridades com uma viagem espacial. Os astronautas terão que trabalhar em espaço pequeno e isolado, com a mínima privacidade, poucos suprimentos, além dos desafios técnicos.

Um controle da missão vai monitorar a "tripulação" de uma base na entrada da caverna. Ordens serão dadas duas vezes ao dia, assim como ocorre na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Durante o treinamento, os participantes receberão uma entrega de suprimentos. Eles terão que escolher com cuidado o equipamento e terão que avisar o controle com pelo menos 24 horas de antecedência para que a carga seja preparada. Os astronautas terão até mesmo que fazer experimentos científicos e ajustar e testar equipamentos, assim como no espaço.

Boa parte das cavernas da Sardenha é inexplorada, o que aumenta a dificuldade do treinamento. Eles terão que escolher com cuidado por quais passagens atravessar e quais caminhos percorrer. Este ano, o Caves tem uma novidade - os astronautas terão que procurar por formas de vida. "Ninguém procurou sistematicamente por vida nesta caverna", diz Loredana Bessone, instrutora do curso.

"Encontrar vida em formas pequenas e grandes é sempre bom, mas eu estou animada com o fato de que vamos procurar por bactérias exóticas e moradores das cavernas, como artrópodes".
----
Matérias similares no EstadãoG1iGUOL e R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário