terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aquário se desculpa após ceder foto alterada de 'rasante' de nave espacial

Foto modificada 'aproximou' voo do Endeavour sobre aquário na Califórnia. 'Nave não estava tão baixa assim', explicou a assessoria sobre a montagem.



(G1) O Aquário de Monterey, na Califórnia, se desculpou nesta terça-feira (25) após descobrir que uma imagem divulgada pela instituição na semana passada fora alterada digitalmente. A fotografia do sobrevoo do ônibus espacial Endeavour apoiada por um avião sobre o aquário mostrava as aeronaves em um voo quase "rasante", mas a instituição acabou descobrindo que a cena havia sido "montada" pelo fotógrafo.

A foto de Randy Wilder foi divulgada pelo aquário na sexta-feira (21) através da agência internacional de notícias Reuters, durante o último voo do Endeavour cruzando os Estados Unidos. A correção ocorre quatro dias depois; a agência emitiu um comunicado para seus clientes afirmando que estava excluindo a imagem de seu sistema devido à alteração.

Procurado pelo G1, o Aquário de Monterey afirmou por meio de sua assessoria que não tinha conhecimento da alteração digital. "Depois de submetermos a imagem à Reuters, descobrimos que ela havia sido alterada pelo fotógrafo. A Endeavour de fato sobrevoou o aquário, e a vista foi impressionante - mas a relação entre a aeronave e o aquário à beira do mar não representa a realidade do que vimos (a Endeavour não estava tão baixa no ar assim como a foto mostra)", explicou por e-mail.

"Nós informamos à Reuters do fato e pedimos desculpas. A Reuters agiu de maneira apropriada ao remover sua distribuição", completou a assessoria do aquário. Segundo o e-mail em resposta ao G1, a instituição não chegou a sofrer qualquer reprimenda oficialmente. "Ele sabe que cometeu um erro e aceitou isto", disse a assessoria.
----
Mais imagens aqui
----
E mais:
O Final do Voo de Transporte do Endeavour no Aeroporto Internacional de Los Angeles (Cienctec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário