segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Primeiro astronauta sírio deserta do exército de Assad, diz agência turca

Mohamed Ahmed Faris esteve no espaço em 1987 com equipe soviética. Ele deu apoio à oposição síria antes de cruzar fronteira turca, diz a Anatolia.

(AFP/G1) O general Mohamed Ahmed Faris, um aviador que se converteu no fim dos anos 1980 no primeiro astronauta da Síria, fugiu neste domingo (5) para a Turquia depois de desertar do exército do regime do contestado presidente Bashar al Assad, informou a agência de notícias turca Anatolia.

Antes de cruzar a fronteira com a Turquia, Faris visitou a sede do oposicionista Exército Sírio Livre (ESL) em Aleppo, uma mostra de solidariedade com as forças rebeldes que lutam contra as tropas de Assad, acrescentou a agência.

Segundo a Anatolia, esta era a quarta tentativa de deserção de Faris, que formou parte em 1987 de uma equipe soviética na estação espacial MIR.

Faris nasceu em 1951 em Aleppo, onde o exército sírio seguia lutando neste domingo contra os rebeldes.

Graduado na escola militar de aviação de Aleppo em 1973, Faris obteve o título de Herói da União Soviética em 1987 e a Ordem de Lênin.

Dezenas de comandantes militares de alto escalão do exército regular sírio cruzaram a fronteira com a Turquia nos últimos meses para se unir ao Exército Sírio Livre, enquanto a luta contra o regime de Assad se intensifica.

A Turquia acolheu mais de 45 mil refugiados que fogem do conflito e também desertores do exército sírio em um campo de alta segurança separado do reservado aos civis.
----
Matéria com infográfico aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário