segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Parentes e Amigos Homenageiam Vítimas do Acidente com o VLS

Tragédia na base de Alcântara completou 9 anos nesta terça-feira (22). Famílias reclamam que não receberam indenização do governo federal.

(G1 / Brazilian Space) Parentes e amigos homenagearam nesta terça-feira (22) os 21 engenheiros e técnicos do DCTA de São José dos Campos, que morreram no incêndio que destruiu o Veículo Lançador de Satélites (VLS), na base de Alcântara, no Maranhão, em 2003.

Uma queima de fogos foi realizada às 13h23, horário em que ocorreu o acidente. Em seguida, todos fizeram uma oração. A cerimônia se repete todos os anos no monumento em homenagem aos técnicos e engenheiros mortos. “É uma data sempre difícil, porque foi exatamente neste dia que eu, particularmente, perdi um pai que era um parceiro. E todo ano longe dele é muito difícil”, disse Rodrigo Garcia, filho de Gines Garcia, uma das vítimas.

No CTA, foi realizada uma missa em homenagem às vítimas, com participação de funcionários e militares.

Justiça
Além da lembrança, o que mantém as famílias unidas é a luta por Justiça. Até hoje elas não receberam a indenização prometida pelo governo federal na época. O processo está em andamento na Justiça do Maranhão. “A gente espera que o tribunal se sensibilize e possa dar andamento a essas indenizações e fazer justiça”, disse a advogada Paula Maciel.

O governo gastou R$ 44 milhões para reconstruir a base de Alcântara. O primeiro teste de voo do VLS deve ser feito no ano que vem. Dessa vez a cobrança das famílias das vítimas e do sindicato dos servidores da área espacial é com relação à segurança de quem trabalha no projeto.

“Essas normas de segurança não são novidades, não é nada novo. Poderia ter isso na época e se essas normas tivessem sido respeitadas não teria acontecido o acidente e não teria acontecido tantas mortes”, disse Doris Cezarini da Associação das Viúvas das Vítimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário