quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estudo americano prevê demanda maior por voos espaciais comerciais

Viagens privadas devem movimentar até R$ 3,2 bi numa década, diz texto. Preços variam de R$ 195 mil a R$ 410 mi, por segundos de contemplação.



(Reuters / G1) Voos espaciais suborbitais devem movimentar entre R$ 1,2 bilhão e R$ 3,2 bilhões em sua primeira década de operações, segundo um estudo encomendado pelos governos dos EUA e da Flórida, e divulgado esta semana.

O turismo responde por 80% da demanda pelos voos suborbitais, que atingem cerca de 100 quilômetros acima da superfície do planeta antes de mergulharem de volta na atmosfera.

O emocionante passeio permite que os passageiros experimentem alguns segundos de flutuação na microgravidade, e vejam a Terra contraposta à escuridão do espaço.

A empresa Virgin Galactic, subsidiária do Grupo Virgin, do empresário Richard Branson, é uma das seis empresas que estão desenvolvendo naves suborbitais reutilizáveis, segundo a análise feita pelo Tauri Group, da Virgínia.

Os preços atualmente variam de R$ 195 mil (para um voo na nave Lynx, de dois lugares, que está sendo desenvolvida pela XCOR Aerospace) a R$ 410 mil (na nave SpaceShipTwo, de seis lugares, que está sendo testada pela Virgin Galactic).

A Virgin Galactic espera iniciar a operação comercial em 2014, mas já recebeu mais de R$ 140 milhões pelas reservas feitas por 536 interessados, disse o presidente-executivo George Whitesides em uma audiência parlamentar na quarta-feira (2).

O Tauri Group acredita que haja outros 7.500 ricos na fila de espera. "Nossa análise estima que cerca de 8 mil indivíduos com patrimônio líquido elevado ao redor do globo estejam suficientemente interessados e tenham padrões de consumo com possibilidades de resultar na aquisição de um voo suborbital – um terço deles, nos Estados Unidos", apontou o relatório.

"Estimamos que cerca de 40% da população interessada e com patrimônio líquido elevado, ou 3.600 indivíduos, irão voar dentro de uma previsão de dez anos", informou.

O estudo incluiu entrevistas com 200 pessoas donas de uma patrimônio líquido superior a R$ 10 milhões. Caso haja mais esforços de marketing, e se o interesse dos consumidores crescer a partir dos primeiros voos bem-sucedidos, esse mercado poderá até triplicar em relação ao que foi previsto para sua primeira década, destacou o estudo.

"Um maior potencial pode ser realizado por meio de reduções de preços e de feitos imprevisíveis, como grandes descobertas de pesquisas, identificação de novas aplicações comerciais, emergência de um valor global de marca e novos usos governamentais (especialmente militares) para os veículos suborbitais reutilizáveis", resumiu o texto.
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