quinta-feira, 21 de junho de 2012

Do espaço, astronautas da ISS cumprimentam a Rio+20

(Efe/Terra) Direto do espaço, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) enviaram nesta quarta-feira uma mensagem à cúpula da Rio+20, realizada no Rio de Janeiro, na qual elogiaram o trabalho conjunto por um planeta mais sustentável.

"De onde nós estamos, olhando para a Terra do espaço, podemos admirar a beleza de nosso planeta e lar. Saudamos todos vocês que estão trabalhando juntos para criar um futuro mais sustentável para o planeta Terra e para bilhões de pessoas", afirmou o americano Joseph Acaba, engenheiro da Nasa.

O astronauta, que pôde ser visto no vídeo junto com seus companheiros de missão, se comunicou com a Rio+20 minutos antes do começo da sessão solene da tarde, na qual a presidente Dilma Rousseff inaugurou o Segmento de Alto Nível.

"Eu e meus companheiros gostaríamos de dar as boas vindas do espaço para todos vocês que estão no Rio de Janeiro para a Rio+20", disse, por sua vez, o atual comandante da ISS, o russo Oleg Kononenko. A tripulação da Estação Espacial Internacional conta com três russos, dois americanos e um holandês.

Sobre a Rio+20
Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De hoje até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.
----
Matéria similar no R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário