quarta-feira, 16 de maio de 2012

Japão vai entrar na corrida comercial do espaço

País asiático realizará seu 1º lançamento de um satélite estrangeiro





(Agência Estado / Veja) O Japão está pronto para colocar um satélite comercial no espaço nesta sexta-feira, em sua primeira incursão em um mercado dominado por europeus, americanos e russos.

O foguete H-IIA, que foi desenvolvido pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) vai transportar quatro satélites para fora da Terra: três japoneses e um da Coreia do Sul – a primeira carga espacial de um cliente estrangeiro lançada pelo Japão.

Chamado Kompsat-3, o satélite coreano foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia do Sul para realizar a observação da Terra e ajudar a monitorar atividades ligadas à agricultura e ao meio ambiente. O foguete japonês é operado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI).

Otimismo - "Com o sucesso desse lançamento comercial, esperamos conquistar a confiança dos clientes para conseguir novos pedidos", afirmou o executivo Kenchi Nakamura, da MHI. A imprensa japonesa especula que o instituto coreano tenha pagado “dezenas de milhões de dólares” pelo lançamento, acrescentando que o valor estaria abaixo da média do mercado.
----
Matérias similares no TerraJBiG e UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário