País asiático realizará seu 1º lançamento de um satélite estrangeiro
(Agência Estado / Veja) O Japão está pronto para colocar um satélite comercial no espaço nesta sexta-feira, em sua primeira incursão em um mercado dominado por europeus, americanos e russos.
O foguete H-IIA, que foi desenvolvido pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) vai transportar quatro satélites para fora da Terra: três japoneses e um da Coreia do Sul – a primeira carga espacial de um cliente estrangeiro lançada pelo Japão.
Chamado Kompsat-3, o satélite coreano foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia do Sul para realizar a observação da Terra e ajudar a monitorar atividades ligadas à agricultura e ao meio ambiente. O foguete japonês é operado pela Mitsubishi Heavy Industries (MHI).
Otimismo - "Com o sucesso desse lançamento comercial, esperamos conquistar a confiança dos clientes para conseguir novos pedidos", afirmou o executivo Kenchi Nakamura, da MHI. A imprensa japonesa especula que o instituto coreano tenha pagado “dezenas de milhões de dólares” pelo lançamento, acrescentando que o valor estaria abaixo da média do mercado.
----
Matérias similares no Terra, JB, iG e UOL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário