quarta-feira, 30 de maio de 2012

Embraer e Telebras assinam acordo para criar empresa de satélite

Embraer terá 51% do capital da Visiona Tecnologia Espacial. Nova empresa terá sede em São José dos Campos (SP).

(Reuters/G1) A Embraer e a Telebras assinaram nesta terça-feira (29) um acordo para criar a Visiona Tecnologia Espacial, empresa que atuará no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE), conforme Memorando de Entendimento anunciado em novembro de 2011.

A Telebras terá 49% do capital social da companhia, enquanto a Embraer terá 51%.

"O objetivo inicial da (nova) empresa é atuar no Satélite Geoestacionário Brasileiro, que visa atender às necessidades de comunicação satelital do governo federal, incluindo o Programa Nacional de Banda Larga e um amplo espectro de transmissões estratégicas de defesa", informaram as empresas em comunicado.

Assim como a própria Embraer, a Visiona terá sede em São José dos Campos (SP) e atuará em parceria com entidades de ensino e pesquisa aeroespacial do país.

“Este projeto representa um passo histórico para o avanço da prontidão tecnológica e industrial do setor espacial no Brasil, e a Embraer tem satisfação e orgulho de ser a parceira estratégica da Telebras e do Estado Brasileiro nesse importante desenvolvimento para nossa nação”, disse Frederico Curado, diretor-presidente da Embraer.

Para o presidente da Telebras, Caio Bonilha, “o satélite brasileiro permitirá a ampliação do acesso à internet a milhões de lares brasileiros. Além disso, a posse e a operação de um satélite através do Brasil propiciará não somente a segurança necessária às transmissões de informações das redes estratégicas do governo federal, mas também a autonomia do processo de desenvolvimento tecnológico aeroespacial”.
----
Matérias similares na FolhaPanorama Espacial e Brazilian Space
----
E mais:
A nova era dos satélites brasileiros (Isto É)

.
Visiona Vai Iniciar Suas Operações (Brazilian Space)
.
SGB: Embraer nomeia presidente da Visiona (Panorama Espacial)
.
SindCT Teme ‘Migração’ de Técnicos de INPE para Visiona (Brazilian Space)

Nenhum comentário:

Postar um comentário