quarta-feira, 23 de maio de 2012

Cinzas de ator de Jornada nas Estrelas e de astronauta vão ao espaço

James Doohan e Gordon Cooper tiveram enterro espacial. Cinzas foram levadas no foguete Falcon 9, que decolou nesta terça.

No alto à esquerda, o astronauta Gordon Cooper. No alto, à direita, o engenheiro Bob Shrake. Abaixo, o ator James Doohan e as cápsulas levadas a bordo do Falcon 9. (Foto: AP)


(G1) O foguete Falcon 9 que decolou nesta terça-feira (22) para levar a cápsula Dragon à Estação Espacial Internacional carregava também outra carga muito especial: as cinzas do ator James Doohan, o Scotty, da série Jornada nas Estrelas, e do astronauta veterano Gordon Cooper.

Doohan ficou famoso ao interpretar o engenheiro Montgomery Scott, ou “Scotty”, na série clássica de Jornada nas Estrelas.

Gordon “Gordo” Cooper estava no primeiro grupo de astronautas selecionados pela Nasa, parte do projeto Mercury, em 1959. Ele foi o primeiro astronauta a dormir no espaço e o último homem a participar de uma missão sozinho – de lá para cá, nunca mais ninguém foi enviado sem companhia ao espaço.

A cápsula com as cinzas foi colocada no segundo estágio do foguete e levada até à órbita da Terra. As cinzas de cerca de outras 300 pessoas também estavam a bordo. Entre eles, estava o engenheiro Bob Shrake, que dedicou a vida a desenvolver controles para naves espaciais da Nasa.

O “enterro espacial” custa cerca de US$ 3 mil e pode ser contratado por qualquer pessoa.
----
Matéria similar no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário